Inicial > Script > Reiniciando vários Servidores ao mesmo tempo via Command Prompt

Reiniciando vários Servidores ao mesmo tempo via Command Prompt

Alguem já se deparou com isto, precisa customizar o forma que reinicia / desliga os servidores ou estação de trabalho se forma mais eficiente, digamos que você tenha 10 servidores e gostaria de que em um só comando você pudesse reiniciar a todos. Isso é possível usando o comando shutdown com a opção /r, no entanto isso vai reiniciar apenas um Server. Para reiniciar vários servidores devemos utilizar um comando que automatiza tarefas. O (FOR).
 
 
Primeiro, o comando para reiniciar o Server remotamente.
shutdown /r /m \\server name /t 05
 
Segundo. Aqui vamos utilizar o (for) para automatizar a tarefa, o que o (for) faz no comando abaixo é muito simples, o comando busca uma lista de servidores em um arquivo que você deve preencher.
for /f %i in (c:\serverlist.txt)
 
Terceiro, aqui vamos juntar as duas partes;
for /f %i in (c:\serverlist.txt) do shutdown /r /m \\%i /t 05
 
Muito bem, sendo assim todos os servidores que estiverem no arquivo serverlist.txt serão reiniciados quando você rodar o comando. Preste atenção! Para poder sair tudo bem você deve rodar este comando com um usuário que tenha privilégios administrativos em todas as máquinas que estão na lista.
 
Proximo post iremos demostrar como agora reiniciamos, 10, 100 ou até 1.000 servidores, seria interessante rodar um outro comando para saber que todas as máquinas foram realmente reiniciadas e se já estão todas online.
 
Fonte: feliciosilva.com.br
 
Felipe Gabriel
MCP + MCDST + MCTS
 
 
Anúncios
  1. Thiago
    dezembro, 2011 às 16:38

    Felipe como vai.

    É o seguinte amigo, estou tendo certa dificuldade em executar tais paremetros em arquivo de lote, ou seja, quando digito em prompt o comando é executado perfeitamente, porém quando salvo a mesma sintax em um arquivo .bat e depois executo, nada acontece.
    Estou executando o bat de dentro do controlador de dominio, ou seja, tenho permissões administrativas sobre as máquinas da rede. Tentei através do “runas” sem êxito.
    Quando executo o script para desligar local funciona normalmente.

    Resumindo, desligar máquina na rede através de um .bat não esta sendo possível. Poderia me ajudar?? Tenho aproximadamente 200 máquinas para desligar através de agendamento.

    Aguardo.

  2. Mitrioni
    março, 2012 às 4:07

    Felipebas, eu tentei utilizar o comando com o serverlist, e quanto chamo o comando for /f %i in (c:\serverlist.txt) do shutdown /r /m \\%i /t 05 ele reinicia todos os servidores da lista, porem quando tento executar o comando dentro de um arquivo .bat ele não dá nenhum resultado, eu gostaria de executa-lo como um arquivo .bat para poder colocar no agendamento de rotinas automatica do servidor, meus servidores são windows 2008 webserver, se poder me ajudar agradeço.

    Abs,

  1. fevereiro, 2011 às 9:31
  2. fevereiro, 2011 às 3:47

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: