Inicial > Windows SBS > Instalando o recurso de Backup do Windows Server 2012

Instalando o recurso de Backup do Windows Server 2012

Aplica-se: Windows Server 2012

O Backup do Windows Server é composto por um snap-in do MMC (Console de Gerenciamento Microsoft), ferramentas de linha de comando e cmdlets do Windows PowerShell que fornecem uma solução completa para as suas necessidades diárias de backup e recuperação. Você pode usar o Backup do Windows Server para fazer backup de um servidor completo (todos os volumes), volumes selecionados, do estado do sistema ou arquivos e pastas específicos, além de criar um backup que você pode usar para recuperação bare-metal. Você pode recuperar volumes, pastas, arquivos, certos aplicativos e o estado do sistema. E, no caso de desastres como falhas no disco rígido, você pode realizar uma recuperação bare-metal (para fazer isso, será necessário fazer um backup do servidor completo ou apenas dos volumes que contêm arquivos do sistema operacional, e do Ambiente de Recuperação do Windows—isso restaurará seu sistema completo no antigo sistema ou em um novo disco rígido).

Windows-Server-2012-Logo

Requisitos de execução do Backup do Windows Server

O Backup do Windows Server está disponível no Windows Server 2012. Entretanto, o snap-in de Backup do Windows Server não está disponível para a opção de instalação Server Core do Windows Server 2012. Para executar backups de computadores com uma instalação Núcleo do Servidor, é necessário usar a ferramenta de linha de comando, os cmdlets do Windows PowerShell ou gerenciar backups remotamente de outro computador.

O Backup do Windows Server suporta discos rígidos internos e externos, unidades de mídia óptica, unidades de mídia removível e máquinas virtuais Hyper-V. Para realizar um backup agendado, como uma prática recomendada, use um disco rígido externo que suporta USB 2.0 ou IEEE 1394.

Observação: O Backup do Windows Server não suporta o backup de dados ou o armazenamento de backups nos Volumes compartilhados em cluster.

Vamos ao processo de instalação:

Abra o Server Manager do Windows Server 2012 e clique em adicionar funções e recursos.

1

Iniciando o assistente do Server Manager, temos informações importantes de requisitos antes de prosseguir verifique, neste artigo já validados anteriormente e iremos clicar em prosseguir.

2

Próximo passo em tipo de instalação, iremos selecionar em Instalação baseada em função de recurso.

3

Agora iremos selecionar o servidor de destino, isto mesmo esta é umas das novidades do Windows Server 2012, temos a opção de selecionar o servidor local ou um pool de servidores e instalar ao mesmo tempo, contudo neste tutorial temos apenas no servidor AD3, nosso servidor local.

 4

O próximo passo do assistente é selecionar uma função de servidor, não iremos selecionar apenas clicar em próximo.

5

Agora em Selecionar recursos, iremos selecionar “Backup do Windows Server”.

image

Após selecionar o recurso de Backup do Windows Server, clicamos em instalar.

image

Neste tutorial demonstramos como instalar a ferramenta nativa do Windows Server 2012, nos próximos artigos iremos falar sobre Windows Backup Online e Backup Hyper-v.

Obrigado pela leitura e até a próxima publicação.

Felipe Gabriel
MCP + MCDST + MCSA + MCTS
Microsoft Community Contributor Award
Blog: Felipegbass.wordpress.com
Twitter: @felipegbass

Anúncios
  1. Junior Zomer
    abril, 2013 às 16:55

    olá Felipe, gostei da matéria porem estou com o seguinte problema, instalo o recurso sem problemas, mas não encontro o utilitário para configuração do mesmo.

  2. Elmer
    maio, 2015 às 22:51

    Olá. Por favor, instalei um Windows Server 2012 R2, com a “Experiencia do Windows Server Essentials”. Em certo momento que não pude identificar a razão, fica acusando erro no Wssbackup (wsecomputerbackupsvc). O serviço não carrega automaticamente. Quando tento forçar a execução do serviço, retorna erro. Tentei remover o Windows Server Backup, mas apenas se remover a Experiencia do Windows Server Essentials junto, então removi, e não consegui reinstalar. Como antes, tinha feito uma imagem do disco, então a retornei. Mas continuo com esse problema do Wssbackup. E erro no wsecomputerbackupsvc . O que eu poderia fazer? Muito obrigado.

  3. clayson rodrigues lima
    julho, 2016 às 17:13

    Show de Bola .. muito bom. Simples e objetivo

  4. Julio
    agosto, 2016 às 21:13

    Boa felipe… me tira uma dúvida; qual o comando para iniciar o backup programado na hora, afim de testar o schedule? Obrigado.vlw

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: